CPMCS - Confederação Portuguesa dos Meios de Comunicação Social
Destaques
 
home   |   destaques   |   opinião
 
 
 
A Retoma e o Mercado Publicitário
Francisco van Zeller - Secretário-Geral

As várias revisões em alta do nosso crescimento económico para este ano são finalmente uma boa notícia. Apesar de muito tímido, o crescimento do PIB parece revelar alguma consistência, ajudado pela retoma europeia.

No entanto, e ao contrário do que seria de esperar, o mercado publicitário praticamente não cresceu este ano. Em termos reais, vamos provavelmente assistir a uma nova queda do mercado, tal como aconteceu em 2005. Há alguns sectores que têm apresentado boas taxas de crescimento, como o online e os outdoors, mas que são negativamente compensados pela estagnação nos sectores da rádio e imprensa.

É interessante verificar que desta vez a publicidade não anunciou a retoma – se for esse o caso - como acontece habitualmente.

RTPSICTVIAssociação Portuguesa de ImprensaAssociação Portuguesa de RádiodifusãoRádio ComercialRádio Renascença