|
Alargar e Reforçar a Representatividade, Manter Objectivos
O mandato de 2008-2009 mantém, no essencial, os objectivos das últimas direcções da CPMCS: defesa da liberdade de actuação das empresas de media em Portugal e promoção dos interesses transversais da Comunicação Social. A agenda do Governo e da Assembleia da República para o sector obriga-nos a manter uma intervenção permanente e, apesar de alguns resultados importantes para as empresas, várias matérias continuam a merecer a nossa reserva. A direcção da CPMCS vai procurar ainda impulsionar a entrada de novos associados no sentido de alargar a nossa representatividade, sobretudo na área dos novos media. Será aí que se jogará o futuro da produção de informação e entretenimento. Por isso mesmo, outra das prioridades fundamentais neste mandato é assegurar uma transição dos media para o digital que estimule o mercado e crie novas oportunidades para a indústria. Neste sentido, o enquadramento legal da TDT que permita uma rápida migração de telespectadores, bem como a defesa da livre utilização de conteúdos em ambiente multi-plataforma são questões decisivas já para este ano. Defesa intransigente das empresas de Comunicação Social à utilização da sua produção criativa em ambiente
Promover o enquadramento jurídico apropriado para as novas plataformas de distribuição, como a Internet, TV sobre ADSL ou TV no telemóvel
Acompanhar a evolução do enquadramento legal para a TDT, de modo a promover a migração rápida dos telespectadores sem rupturas no equilíbrio actual do sector da Televisão.
Actualizar os Estatutos e alargar a representatividade da CPMCS.
Manter e incrementar, se possível, a profissionalização da estrutura de gestão da Confederação e incentivar uma maior colaboração e participação das Associações federadas e demais associados.
|