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Deloitte identifica tendências de media, telecomunicações e tecnologia
22 de Janeiro de 2008

A Deloitte lançou, no passado dia 22 de Janeiro, o estudo “TMT Predictions 2008” no qual se identificam as principais tendências no sector de Tecnologia, Media e Telecomunicações (TMT), a nível Global.

Na área das Telecomunicações, Miguel Eiras Antunes, Partner responsável pela área de Consultoria no sector de Tecnologia, Media e Telecomunicações, comenta que, a nível internacional, as perspectivas para o sector das telecomunicações são variadas. O estudo “TMT Predictions” deste ano analisa o impacto de um possível declínio económico do sector; o impacto do lançamento de um telemóvel com um preço de venda de 10 dólares; o futuro do GSM, quando completa 21 anos de vida; a incerteza do mercado de banda larga no que se refere à correlação entre as receitas e largura de banda; entre outros.

Relativamente aos Media, o mesmo responsável refere ainda que o “TMT Predictions” de 2008 cobre uma série de tópicos, incluindo a “preocupação ambiental e a libertação de carbono provocada pelo entretenimento, a crescente relação de complementaridade entre a TV via Internet e a sua forma tradicional de difusão; os desafios para a publicidade on-line; o declínio da pirataria on-line e o aumento da contrafacção; a diversificação no negócio dos cinemas.”

Já a publicidade on-line, que celebra 15 anos de existência em 2008, tornou-se numa indústria que vale 41,6 mil milhões de dólares. É no entanto provável que em 2008 a publicidade on-line enfrente uma multiplicidade de obstáculos.

Um primeiro obstáculo pode ser o crescimento da antipatia dos utilizadores perante a publicidade na Internet, que consideram intrusiva; outro será a crescente oposição à monitorização do comportamento on-line. O ano de 2008 será provavelmente o ano de confirmação do modelo de negócio da publicidade on-line.

O sector da publicidade deverá comunicar ao utilizador final o valor da publicidade na Internet, por exemplo no formato de conteúdos gratuitos. O sector deverá monitorizar cuidadosamente a regulamentação. Quanto mais sucesso tiver este tipo de publicidade maior será o grau de escrutínio regulamentar. O sector deve, ainda, estar atento em 2008 a uma maior competitividade dos formatos tradicionais de publicidade e considerar a publicidade on-line como mais um meio no marketing mix e não como um meio isolado.

De acordo com a nota de imprensa da Deloitte, o fim da televisão tradicional será anunciado por alguns em 2008. No entanto, o sector deverá permanecer em boa saúde ao longo do ano, sendo que a televisão na Internet irá contribuir para a prosperidade da televisão tradicional. Esta situação parece contraditória, principalmente quando a televisão na Internet foi indicada, por alguns comentadores, como um concorrente directo da televisão tradicional. Mas parece que a Internet é um outro meio, cuja qualidade, tipo de conteúdos e audiência é diferente da televisão tradicional. Os operadores tradicionais deverão trabalhar no sentido de assegurar uma maior complementaridade entre os conteúdos emitidos nos canais on-line e os conteúdos emitidos no canal tradicional. A televisão por Internet será provavelmente mais rentável se oferecer um caminho adicional para o mercado da televisão tradicional do que se tentar concorrer com os incumbentes.

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