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Associação Portuguesa de Imprensa subscreve Declaração de Berlim
17 de Março de 2011

A Declaração de Berlim é um apelo, composto por 5 pontos, para os decisores políticos apoiarem um ambiente de negócios adequado ao sector da Imprensa no século XXI - após o Digital Innovators Summit 2011.

1. Manutenção das liberdades de imprensa é um pré-requisito mínimo para qualquer política de comunicação social razoável.

2. Liberdade para experimentar e gerir modelos de negócio inovadores.

3. A forte protecção dos direitos de autor é essencial para uma imprensa vibrante.

4. Taxas reduzidas de IVA tanto para o on-line como para a imprensa escrita.

5. Justa concorrência e transparência no mundo digital

Os editores de revistas desempenham um importante papel no ecossistema digital de hoje. Dedicados a fornecer aos leitores jornalismo de confiança e qualidade em todos os tipos de dispositivos, estão a investir centenas de milhões de euros no desenvolvimento da oferta de conteúdo digital. Uma imprensa periódica omnipresente é um pré-requisito para a construção de modelos de negócios viáveis e de novos públicos.

 O retorno desses investimentos está, no entanto, em risco tanto para condições onerosas de negócio como ameaças legislativas. A realidade actual é que muitos editores que estão agora a iniciar novas soluções pagas são confrontados com os gigantes tecnológicos que podem querer controlar as várias dimensões da distribuição de conteúdos. O resultado pode ser a perda de capacidade de alguns editores, tais como a fixação de preços, bem como seus valiosos relacionamentos directos com os leitores (nomeadamente através da gestão de assinaturas).

 A estas ameaças acresce o problema permanente da receita publicitária para as edições on-line ainda representar apenas uma fracção das receitas geradas pela publicidade em publicações impressas, uma vez que os preços são muito menores. Isto significa que as receitas das edições impressas continuam a subsidiar as inovações digitais. Esta não é claramente uma solução sustentável porque a mudança dos consumidores para digital é contínua.

 Para ser capaz de adaptar-se adequadamente à mudança nos hábitos de consumo dos leitores, a Imprensa Periódica precisa de ser capaz de invocar o ambiente de negócios mais adequado.

É por este motivo que a maioria de publicações impressas na Europa, que totalizam dezenas de milhares, já são tecnologicamente neutras, ou seja, disponíveis em formato impresso nos pontos de venda e através de assinatura bem como digitalmente via web e serviços móveis como os e-readers.

Assine a Declaração de Berlim em: www.berlindeclaration.eu

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